Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Widget by XrK Farbo

Mentira: uma doença perigosa

O vício compulsivo de mentir é a fuga da realidade

Agência Unipress Internacional
Por Nilbe Shlishia

A pseudolalia é uma doença grave. Trata-se do vício compulsivo de mentir. Segundo psiquiatras e psicólogos, a prática freqüente de viver uma situação imaginária pode ser o resultado de uma profunda insegurança emocional, além de traumas de infância. A atitude funciona como um mecanismo de autodefesa para pessoas que apresentam um quadro de carência acentuada.

Estudos comprovam que crianças vítimas de uma educação julgadora, imposições, disciplinas rígidas, e que por vezes vivem dominadas com autoritarismo, são fortes candidatas à doença.

Pesquisas também demonstram que uma pessoa que carrega o vício de mentir pode não conseguir se controlar, tornando-se semelhante a quem tem o vício do jogo ou é dependente de drogas ou álcool.

Visão de quem entende

Na opinião da dra. Leila Cury, Livre Docente, que já tratou vários casos de pseudolalia, a compulsão pela mentira é uma distorção.

"Existem pessoas que chegam ao ponto de não saber mais o que é verdade. Embora o assunto seja mais voltado para a criança, há muitos adultos vivendo o problema, o que torna a situação ainda mais grave", disse a médica.

Segundo a dra. Leila, é muito mais fácil trabalhar o problema na infância do que na fase adulta.

"O que acho muito importante ser destacado é que educadores e familiares precisam compreender o sentido de uma criança se comportar de uma determinada maneira. As coisas não acontecem por acaso", explicou.

A especialista esclareceu que precisa haver cautela em se dizer, por exemplo, que uma criança de 2 ou 3 anos mente.


"Para essa faixa etária, se eles sonharem com o gato entrando no quarto, quando acordam vão crer que o gato de fato entrou no quarto. O grande problema é quando quebram um vaso e dizem que foi a empregada ou pegam algum objeto para si e não assumem", alertou.

A médica afirma que a mentira é um grande problema quando denuncia uma dificuldade na aceitação da própria realidade. Ela também chama a atenção para o fato de que na avaliação do certo ou errado, com relação ao quesito mentira, o adulto dificilmente dirá que uma pessoa, após ter cortado o cabelo, ficou feia, mas a criança expõe com facilidade o que sente por ser naturalmente muito sincera.

De olho na freqüência

De acordo com a opinião da dra. Leila, o perigo é quando a mentira começa a ser freqüente e a criança passa a incriminar outras pessoas. Outro fator de perigo, segundo a médica, é quando a criança nega a sua própria realidade.

"Uma criança que pega dinheiro para comprar coisas que não pode ter, que tira brinquedos dos outros, ou um material escolar de qualidade que ela não tem. Isso denuncia que ela não está conseguindo viver a sua realidade. Às vezes, tem um pai que trabalha numa profissão X e diz para os amigos que ele tem uma profissão Y. É preciso investigar o porquê de a criança não estar aceitando os pais que tem ou a vida que leva, ou até mesmo a sua própria realidade", orienta.

Quando se descobre o problema

"A primeira atitude é não se alarmar nem criar um clima de castigos, punições e interrogatórios", disse a médica.

Segundo ela, valorizar o fato de a criança admitir a mentira é muito importante, além de passar para elas que a verdade, ainda que pareça uma coisa muito ruim em determinadas ocasiões, é sempre a melhor solução.

"Não estou dizendo com isso que os pais devem achar lindo o erro do filho, mas que devem discutir com ele o porquê de ter feito, que sentido tem para ele e que tipo de ajuda pode ser dado", explica.

Solução

Um caso que acontece com freqüência, segundo a especialista, é o de pais que acobertam o filho quando ele pega o material de um outro colega ou até mesmo dinheiro.

"Uma criança que é protegida ao cometer um erro desse gênero vai continuar fazendo sempre. Isso é muito prejudicial porque ela não tem o limite que a realidade impõe", ressalta.

A médica trabalha com psicoterapia e psicodinâmica, com abordagens psicocomportamentais. Sempre que necessário, dra. Leila exerce suas funções juntamente com a família da criança para melhorar a relação.

"Explico sempre à criança, adolescente ou jovem, que ele vai viver sempre melhor com a própria realidade, aceitando a si mesmo. Deixo claro que ele pode mudar o que deseja para a sua vida", conclui.

Visão bíblica

De acordo com o pastor Cleber, da IURD de Padre Miguel, subúrbio do Rio, o homem sempre tentou enganar Deus por meio da mentira, embora não se possa ocultar nada d¨Ele. O pastor cita a passagem da Bíblia de Romanos 1:25, que diz: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que criador, que é bendito eternamente."

"As pessoas tentam mostrar a mentira em forma de verdade, o mundo dita que o mais importante é justamente o que está errado", afirmou.
Segundo o pastor, o ser humano valoriza muito mais as coisas erradas do que as certas, pelo fato de a verdade ter um preço que, na maioria das vezes, as pessoas não querem pagar.

"O ser humano pensa em se beneficiar através da mentira, porque ela sempre foi a maneira que encontrou para fugir da realidade. Ele não quer a verdade por achar que vai perder alguma coisa ou ser sacrificado", explica.

Embora o dito popular diga que "pau que nasce torto não se conserta", o pastor Cleber ressalta que, em Jó 14:7,8,9, Deus deixa para o homem uma mensagem bem diferente: "Porque há esperança para a árvore, pois,mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta nova."

"Assim também é na vida do ser humano. Deus recupera qualquer pessoa. Temos na Bíblia, o exemplo de Zaqueu, que mentiu, roubou e enganou praticamente toda a sua vida, mas no momento em que conheceu Jesus e resolveu dar ouvidos às Suas palavras, teve a vida completamente recuperada", destaca.

O pastor disse ainda que quando uma pessoa segue a direção de Deus, se assemelha à árvore que foi cortada, mas que brotou ao cheiro das águas.

"A água é a palavra de Deus, por isso quando uma pessoa entende as escrituras passa a enxergar os valores da vida como eles realmente são. Não há nada melhor do que viver a verdade", finaliza o pastor.
Eu vivo isso

J.P. de Albuquerque, 33 anos, arquiteto e design gráfico de uma multinacional sediada no Rio de Janeiro, vive a situação desde criança.

"Fui criado com todo o conforto, meu pai sempre foi empresário, mas trabalhava em uma outra cidade. Por razão disto, minha mãe sempre se sentiu muito sozinha, cobrando dos filhos o impossível", disse J.P.
Ele conta que além dele, havia mais dois irmãos, um mais velho e outro mais novo. Todos alvo de uma disciplina doentia.

"Minha mãe nos batia muito. Embora eu a amasse tremendamente, sempre me revoltei com a maneira como nos tratava. A mentira sempre funcionou como um escape em minha vida. Percebi muito cedo que quanto mais mentia mais era coberto de atenção", lembra.

Com o passar dos anos, J.P. começou a se sentir escravo de suas invenções. Segundo ele, aquilo a princípio funcionava como uma válvula de escape, mas foi se transformando em um verdadeiro pesadelo.

"Minha vida inteira é uma mentira! Casei com uma pessoa admirável, mas que me largou por causa da mentira. É como um alcoólatra: quando dou por mim já estou mentindo", confessa.

Apesar de conseguir conviver com o problema, J.P. conta que houve um período em que chegou a pensar que estava ficando louco.

"Passei a viver meus sonhos como uma realidade. Lembro do absurdo de ter espalhado para todas as pessoas que conheço, que havia feito uma cirurgia nos olhos, que eles passaram a mudar de cor. Na realidade havia apenas posto uma lente de contato colorida", comenta.
Segundo J.P., a esposa tentou ajudá-lo várias vezes, mas ele próprio repudiava, por vergonha.

"Hoje sei que melhorei muito, mas continuo mentindo. Existem fases que percebo uma melhora, o que me alegra muito. Gostaria de ser uma pessoa normal, mas confesso que nem eu mesmo sei se isso ainda é possível – finaliza.

85 comentários:

Anônimo disse...

Realmente difícil conviver com quem tem essa doença: a mentira. Faz anos que tento demonstrar ao meu namorado que ele mente e que isso vem prejudicando nosso relacionamento, mas ele não acredita. Não sei mais o que fazer. Estou pensando seriamente em procurar ajuda profissinal. Mas, sinceramente, já estou é cansada dessa situação.

Anônimo disse...

Eu estou casada ja vai fazer um ano e sofro com essas mentiras do meu marido, e o pior, é que ate em coisas pequenas, como jogar um objeto em um lugar, e eu vi que ele fez, msm assim ele nega... isso me deixa muito triste, estou tentando mostrar pra ele que as coisas não são assim, melhorou um pouco desde então.Eu o amo muito e não quero que isso nos atrapalhe mas do que ja atrapalhou.
J a sofri, ja chorei, ja brigamos, voltamos e agora estamos querendo que tudo dê certo, ele esta se esforçando pra isso e eu estou dando todo o apoio e feliz por ver as melhoras, poucas, mas existem.

Anônimo disse...

Tive um relacionamento que acabou por conta das mentiras, e depois do termino noto que a situação se agravou ainda mais. Quero ajudá-lo, pois sei que é grave, no inicio eram mentiras que só prejudicava a ele, mas hoje já prejudica outras pessoas. O pior é que as pessoas estão se afastando dele. Existe Amor entre nós, mas a mentira está destruindo. Quero convencê-lo a se tratar.Já estou cansada, pois sofremos muito com isso.

Anônimo disse...

Estou casada há 16 anos, no começo era como todas as histórias, que lemos até aqui, me separei recentemente, e acabei voltando mas estou realmente cansada, pq vejo que isto agora atrapalha, a educação do meu filho. Não acredito em mudança, pq o caso piorou com os anos, mas nos ultimos 3 anos, a situação ficou terrivel. ele já perdeu a vergonha de ser desmscarado, e meu filho assiste a tudo isso.gostaria de receber uma indicação de tratamento, vou tentar uma ultima e derradeira tentativa, é muito triste isso, pq pelo que pesquisei, a infancia dele, correponde com a maioria dos perfis que lá até agora

Anônimo disse...

namoro há 5 meses com um rapaz que mente sobre tudo...a hora que acorda, o que come, com quem sai,mente sobre a familia sobre o passado, sobre tudo. Já não sei mais o que fazer já que o paidele não admite que isso é uma doença. Ele teve diversos traumas de infancia (perdeu a mãe aos 11 anos e era espancado pelo pai. Chegamos a terminar por causa disso mais ele me pediu prá voltar e disse que precisa de ajuda mas não sei como ajudá-lo, gostaria, se possivel receber orientações e mais informações sobre o assunto por e-mail pois minha vida está perdendo o rumo por causa do descontrole dele.

Anônimo disse...

Ontem meu namorado terminou comigo, depois de dizer mais uma vez que ia verificar o que estava dizendo, ficou com a fala agreciva e ainda me acusou de não confiar nele. Desde que iniciamos o namoro ele mente em pequenas coisas pra mim e pra todos, tem uma necessidade de ser aceito e de fuga da realidade. tem coisas que até deixo passar pra não magoar, como dizer que moras juntos, mas tem coisas que são complicadas e me sinto uito mal por que desdo inicio foi o que pedi, que confiasse em mim.contar isso pra alguem é vergonhoso e sei que parte é resultado do meio, mas sei que quem tem de tomar atitude e mudar é ele e o que importa é o que fazemos do quefizeram de nós e que somos responsáveis pelo que fazemos. Eu o amo, mas a mentira corrompe e é coisa do Mal. Eu tento a quase dois anos, mas nem posso fazer nada quem tem de fazer é ele e nem é por medo de me perder mas por ele. Eu percomuito tempo pensando em como ajudar mas se ele nem tá ai, arruma outra mentira e nem percebe a gravidade na qual está se envolvendo. é uma pena mas vou deixar as coisas faceis pra ele, como ele quer. afinal foi ele quem fugiu e terminou, sempre foi assim,qdo se ve desmacarado desiste, é como se eu nem valesse a pena e eu tentei mostrar com amor que estava ali, mas nada mudou amenizou apenas e cada vez tem mais mentiras. Pena mas é ele que e responsável pela vida dele.

Anônimo disse...

Nunca imaginei que existissem histórias tão parecidas com a minha, meu relacionamento de 08 anos terminou no início do ano pois descobri que havia mais ou menos 06 meses que meu marido vinha mentindo mais gravemente para mim, ele me dizia durante todo esse tempo que ia para outra cidade onde ele tem escritório para trabalhar, no final da semana ele sempre tinha problemas para resolver lá, ele sempre me ligava de lá e dizia que ia dormir cedo para acordar cedo, mas na verdade ele estava indo pra balada, tudo ficou mais grave qdo ele começou a me dizer, nos finais de semana, que ele ia viajar para o interior de SP para ir a alguma feira, mas na verdade ele ficava em algum hotel em SP (perto de casa). Isso durou pouco tempo pq um parente meu o encontrou num barzinho e o desmascarou. Ele mente tanto que ele até fingiu falar ao telefone comigo na frente desta pessoa e dizer que eu já estava indo encontrá-lo.
Desde qdo começamos a namorar ele contava pequenas mentiras, descreveu a mãe dele como uma pessoa completamente diferente do que ela é, contou histórias mirabolantes sobre a vida dele, sempre diz que pratica esportes radicais que nunca praticou, me dizia que ganhava alguma coisa de brinde que ele comprou, e ele vive ganhando coisas, nunca vi alguém com tanta "sorte"!
Sempre se diz bem suscedido nos negócios, mas pra mim ele nunca tinha dinheiro.
O casamento acabou, as mentiras não, ainda temos contato com pessoas comuns, e pra mim ele conta uma história de um jeito, mas eu já conheço a versão que ele contou pra outras pessoas, e elas são completamente diferentes. Eu já tinha identificado que ele tinha dificuldade para se aceitar fisicamente e socialmente, ele praticamente criou um personagem para que ele se sinta admirado pelas pessoas.
Como percebi que ele não aceita que ele mente, ele em nenhum momento admite o que ele faz, eu decidi apenas me afastar, mas mesmo que ele me fale a verdade eu só consigo acreditar quando fico sabendo por outras pessoas, eu nunca mais conseguirei acreditar nele, não consegui viver em constante dúvida, preferi me separar, uma vez que ele nunca aceitará que ele precisa de ajuda e o problema dele está cada vez mais grave.

Vanessa disse...

Tb tenho um namorado que mente sobre coisas sem importancia, gstaria de receber orentaçoes de como lidar com ele e ajuda-lo.

Anônimo disse...

Tenho uma mãe, que mente por tudo.. acho que é o pior caso, ela inventa as coisas.. sabe...
Vive em um mundo fantasioso, que não existe..
A ultima dela foi inventar que meu pai a se aposentar tinha comprado uma casa de 100 mil reais e dado para mim e para meu irmão.(od dois são separados)eu e meu irmão moramos com meu pai, por causa das mentira de minha mãe, ela mente por tudo, inventa histórias absurdas, ela acredita na mentira dela, e quer que todos confirmen, sabe eu acho que ela ta ficando louca, eu não sei, se ela não esta daki a pouco vai deichar eu e meu irmão, porque ela apronta demais, com suas mentiras.. e quando é desmacarada, agi normalmente colocando a culpa em outras pessoas que nao tem nada a ver... e mente denovo.

Anônimo disse...

Nossa, não sei mais o que faço!!!
Descobri que meu namorado tem essa doença. Ele além de mentir demasiadamente ainda é desconfiado comigo, se faz de vítima sabe? Diz que nunca encontrou mulher que o respeitasse e por isso desconfia de mim também, sendo que eu nunca dei nem um pequeno motivo para isso. Ele é bastante insseguro.
Quando eu o conheci, ele mentiu logo de cara: Disse que tinha um bom emprego pelo estado, e que tinha se formado em um curso que ele havia feito em outro estado, disse que tinha um automovel, e que os pais tinham casa na praia em fim...
Eu ouvi coisas que não era necessário ele me contar se fossem verdades, imaginem vocês tudo mentira, inclusive disse que ja tinha sido jogador do vitória e que tinha saído por que quebrou uma perna. Depois eu fui pegando ele em contradições. E daí a mãe dele me confirmou todas as mentiras. Tive uma conversa séria com ele ameassei de terminar o namoro que ja estava com o noivado marcado. Ele me prometeu não mentir mais.Eu disse que ele estava em observação que se eu descobrisse mais mentiras tava tudo acabado.Mesmo assim no dia seguinte ele inventou mais 2 mentirinhas assim do nada. e daí para cá é só o que ele sabe fazer!
Gente ele mente com a cara mais sínica do mundo e inventa as coisas com o máximo detalhes, e perde um tempão falando daquilo como se fosse um sonho. Eu heim!!!
Já admitiu que tem problemas e até ja estar procurando tratamento. agora eu sou quem não acredito mais que ele possa se regenerar...

Anônimo disse...

Há alguns meses tenho sofrido muito com minhas mentiras, namoro há quatro anos e de alguns meses pra cá tenho tornado meu relacionamento um inferno por conta das minhas mentiras, são mentiras bobas que não tem necessidade e que eu mesma acredito nelas, não quero perder meu namorado eu amo muito ele, e sei que pra ele está sendo muito dificil conviver comigo...quero me tratar, preciso de ajuda...

Anônimo disse...

anônimo pede ajuda

gostaria de saber onde consigo uma ajuda sob isso tenho o pessimo abtito de mentir meu estou perdendo meu marido por estes problema esta me encomodando muito minto nos pequenos detalhe mas bestas sem sentido nenhum em que falar a verdade seria algo mornal em uma pessoa norma me ajudem por favr..

Anônimo disse...

Passei por isso...

Namorei com uma pessoa por 1 ano e depois nos casamos no começo ela sempre mentia, depois de 1 tempo paro foi qd decidi me casar com, depois de um tempo voltou tudo de novo só q mais forte em tudo mentia nas pequenas coisas, e tbm muita cara de pau e uma facilidade muito grande de enganar a mim e a todo mundo q a cercava. Infelismente depois de muita mentira e de ser roubado varias vezes por esta msma pessoa eu a deixei. Isso fez eu perder a mulher da minha vida infelismente a mentira ou essa doença foi mais forte que eu.

Anônimo disse...

Minha situação não é tão diferente, porém o meu namorado mente pra mim e para os outros sobre coisas materiais ( viagens, casas, aptos, carros) diz que tem e que pode, mas na verdade a vida dele se encontra em outra situação, ele é muito jovem tem 17anos, mas isso me preocupa demais, não só eu como a minha familia que já convive com ele a 1 ano, a mãe dele tenta não aceita a situação... Ele é uma pessoa visivelmente que necessita de carinho e apoio e os pais dele querem demais dele, querem coisas que ele ainda não é capaz, talvez seje por isso que ele alimenta esse ar de superior e de uma pessoa com muita condição financeiras. Eu queria opniõs, ajudas.. Pois eu preciso ajuda-lo logo, antes q seje tarde.

Anônimo disse...

Eu tambem ja estou desesperada. Ja terminamos, ja voltamos e a mentira esta sempre presente em nossas vidas. Como outras historias, a inseguranca dele em relacao a mim tambem eh grande. Eu acho que ele usa isso para justificar as mentiras que conta. Eu estou descontrolada. Ja acreditei que a culpa fosse minha e que iria dar mais chances pra mim mesma poder confiar nele. Mas nao tem jeito. Mesmo quando estou super legal e deixo claro que nao tem problema em me contar a verdade, por pior que ela seja. Que nao irei brigar e que tentarei entender! Mesmo assim, ele mente. E eu me sinto traida. Sinto que gastei minha energia e o meu tempo em uma pessoa que nao vale a pena.
Nao sei mais o que fazer. Preciso de ajuda pra lidar com isso.

Anônimo disse...

Eu tenho problemas com isso tbm sofro eu msm me castigo sou um adolescente a qual não aceita perder, minha vida sentimental é o principal fator por isso sempre acho q ninguém se interessa por mim começo a inventar para me sair bem diante dos amigos, com pessoa q eu sofro por paixão, sofri muito por causa d um garoto e ainda sofro mesmo sabendo q ele num quer nada comigo, e ele estando com uma garota acredito q num inventei essa história foi ele q me colocou nela e agora eu não queria sair dela mal achando q tudo foi uma ilusão.E o pior é q eu nasci no dia da mentira 1/4/92 sou jovem e ja com tantos problemas a quais eu não quero fala a verdade, cada dia q passa tenho mais certeza d q sofro dessa doença e só vo melhorar quando alguém realmente me ama do jeito q eu amo, quero arrumar um jeito de me sobre sair dessa situação, pois vivo ela muitos anos eu acredito q isso é castigo e eu sou uma mentira e minha vida eu vivo uma mentira por causa de mim mesmo, nunca revelei q sou gay e essa é outra verdade que não conto também sempre negando e mentindo.

Anônimo disse...

Como se tratar da mentira? Acho q estou ficando louca!

Anônimo disse...

Percebi que tenho Pseudolalia com 22 anos de idade! Será que é possível eu conseguir tratamento?

Anônimo disse...

Depois de tanto ler, tenho conciência de que isso é relmente uma doença...mto díficil para quem não tem conhecimento aceitar isso, q a pessoa q mente, talvez não tenha a noção de q esta mentindo...descobri há alguns dias, tantas mentiras...todo um mundo de fantasia...convivia com uma pessoa q contava milhões de histórias relacionadas à parte financeira social, pessoal...TUDO era mentira...era uma pessoa, na verdade ainda é (para tantas outras pessoas), uma pessoa confiável, admirável, prestativa, viajada, influente, invejada,amigo, e um namorado, ou melhor companheiro perfeito!
Como duvidar de uma pessoa dessas?
Eis q tudo veio a tona, e se vc descobre uma mentira, todas as outras, quase q, entrelaçadas vão surgindo.... Está muito díficil conviver com isso, eu o amo, quero ajudá-lo, mas não sei se posso, não sei se consigo, sinceramente, não sei se tenho força para continuar insistindo nisso...estou sem chão, perdida, parece q minha vida não tem mais sentido...ele não está se negendo a fazer tratamento, ou o q quer que seja...depois de três dias à finco..ele adimtiu algumas coisas, continuou mentindo sobre outras, conversamos hj e ele não sabia me dar explicações, mas admitia tudo, OU QUASE TUDO,não sei, - perdeu a credibilidade!
Diante dessa situação, sinto medo, diante os depoimentos acima, estou insegura...Será q ele vai melhorar, mudar, será q "NÓS"(eu +ele) ainda vai poder existir, será q vou conseguir voltar a confiar nele, estou sofrendo tanto, nossos amigos e sua mãe estão todos decepcionados, inconformados, todos procuramos um porquê, um pra quê???
Minha mãe e alguns amigos pedem para q eu me afaste dele,que ajude com cautela, pois isso pode se tornar ainda mais perigoso...estou um caco, um lixo, não sei viver sem ele, mas também não sei o q fazer, peço ajuda e orientação

Anônimo disse...

Namorei uma pessoa durante 3 anos e nesse periodo pude perceber q ele nventava mentiras sempre.
Pra se julgar melhor q as outras pessoas enim ele inventava uma mentira por dia,
Mas agora estou convencida q td isso q ele faz e uma doença e que precisa urgentemente de tratamento psiquico e por vezes nao acreditei nele mesmo ele sendo confrontado com a verdade ele negava.
Meu DEUS como isso doia a cada historia q ele me contava
Hj estaos separados por forças maiores q a minha compreensao e imaginaçao.
Acho que e o ajudei bstante fiz a minha parte mas nao consegui ser convicente peço apenas q me perdoe por ter falahado com vc
e Qro q saiba q sempre te amei...

Anônimo disse...

Namorei durante muitos anos com uma pessoa que era um companheiro inigualável...mas mentiu muuuito pra mim. no início do namoro mentiu sobre praticamente tudo... depois eu fui descobrindo um monte de coisas absurdas,mas perdoei pq achei que era coisa pra me conquistar e que ele não sabia que ia acabar se apaixonando por mim...só que anos mais tarde uma série de outras mentiras vieram a tona... ele mentiu sobre o curso que havia se formado por exemplo, e mentia dentro da minha casa, pros meus pais durante anos.. no final minha familia se sentiu muito humilhada, nao entenderam que ele era doente, acharam que ele nos enganou com os piores propositos do mundo.. a situaçao dentro da minha casa ficou insustentável e eu acabei por terminar o namoro... sei que ele tem as qualidades dele... e queria saber se ele era capaz de mudar como havia me prometido...queria opinioes

Anônimo disse...

passo por um problema semelhante há 2 anos, aliás ele mente que já estamos juntos há 3... vê se pode... aumenta a idade, o tempo de relacionamento, o preço que pagou por alguma compra ou que vendeu, onde anda... é um absurdo.. de uns tempos pra cá comecei a imaginar que isso seria uma doença e hoje resolvi ver no google, estou impressionada com a quantidade de histórias parecidas com a minha. ele mente tanto (tem 44 anos) mas jura que tem 45! as vezes tenho medo que ele esteja mentindo quando diz que me ama e me elogia, e me diz tantas coisas legais, é um amante incomparável. já terminamos muitas vezes, mais de 5 vezes, mas não conseguimos ficar mais que 2/3 dias separados. O pior que acho nele, pior que a mentira, é a desconfiança, ele sempre acha que estou traindo, que eu liguei pra alguém, que ele "viu" alguém comigo, isso também seria uma mentira??? Será que ele inventa isso também??/ sei lá... antes eu acreditava em tudo que ele dizia, agora tudo que me diz, eu fico procurando uma "prova", algo que confirme o que ele diz, ou então identifico que está mentindo só no jeito de ele falar... parece que agora está menos, talvez porque nos conheçamos mais um ao outro e vamos nos mostrando um ao outro. de outras vezes, eu brinco com ele: vai, conta a verdade, foi quanto mesmo??? ele ri, sabe que que eu percebi a mentira... Isso é muito complicado, só pra ilustrar eu liguei pra pedir uma carona a ele e ele me disse que estava no banco e que tinha umas tres pessoas ainda na frente dele, e eu estava vendo ele do outro lado da rua... tem necessidade de inventar esses detalhes?? Um parente dele me disse que uma tia também "mente" bastante. seria um problema hereditário??? Desconheço algum trauma que ele tenha sofrido, mas ele diz que a ex-mulher dele o traiu, eu pessoalmente, tenho minhas dúvidas, a julgar pelas coisas que ele inventa do nada. Gostaria de ter mais informações sobre essa doença

Anônimo disse...

tenho essa doência a alguns anos ,já tentei me tratar ,mas nunca encontrei uma pessoa que me amasse tanto pra me ajudar,e mais uma vez sem saber menti muito pra pessoa que mais amei em toda a minha vida ,quero muito me curar desta doença só preciso de ajuda

Unknown disse...

Estou casada a cinco anos com uma pessoa que mente sobre tudo. Quando eu percebi que algo estava errado era tarde, estava grávida da minha primeira filha, quando ela tinha um ano resolvi me separar, mas engravidei novamente , então resolvi dar mais uma chance para ele. A situação só piorou, ele mente tanto que parece acreditar na mentira que conta. Ja tentei diversas vezes fazer com que ele procure um médico, ele me engana dizendo que vai, mais ai o tempo passa e ele inventa mais uma situação cheia de mentiras.
Vejo que os meus filhos, uma de quatro anos e um de dois, já percebem que ele mente.Não sei o que fazer.

Anônimo disse...

Tenho uma filha, hoje com 20 anos. Foi adotada aos 05 anos. Sempre tive muita dificuldade com suas mentiras. Qdo ainda menina, considerava que o trauma pelo abandono da mãe e a adoção por dois estranhos tinham levado a mesma as suas mentiras. Algumas mentiras chegaram a prejudicar outras pessoas. Chegou a apanhar muitas vezes, não pelo que fazia e sim devido as mentiras que contava que acabavam por agravar, e muito, a situação. Diversas vezes lhe disse que se não tivesse mentido, não teria apanhado. Deixava a situação tão insuportável que acabava sendo castigada. Chegou a situações extremas para não voltar atrás com suas mentiras. Hoje, ainda mente muito. Inventa situações inexistentes, diálogos inexistentes e nega fatos verdadeiros, veementemente. Não sei como ajudá-la, pois não tenho mais paciência para tantas mentiras. Ao longo de seu crescimento, houveram situações relatadas por ela, em que não pude tomar atitudes pois não sabia se o que ela me contava era fruto de alguma mentira, alguma invenção. Não vejo como conseguirá seguir sua vida, já que acredito que ninguém terá a paciência que tenho de estar sempre do seu lado. Não passando a mão em sua cabeça, mas orientando, aconselhando, e, na maioria das vezes brigando com ela. Observo, porém, que é mais forte que ela. Às vezes lhe pergunto do porque de ter inventado uma situação inexistente, ou ainda, um diálogo não ocorrido.Ela dá de ombros e diz não saber. Conviver com uma pessoa assim é terrível. Você passa a vida indo atrás de provas para comprovar a quem te mente, que ela está mentido. Qdo você comprova a sua mentira ainda obtêm como resposta: "Isto já aconteceu há uma semana e você ainda está falando nisso". Chega a ser ridículo. Dias desse ouvi na novela das oito, "Caminho das Índias", o seguinte: "Quando você mente para alguém, você tira o direito de a pessoa saber a verdade"

Anônimo disse...

Eu sou doente. Sou mentirosa. Peço para Deus para me livrar do vício. Atualmente reconheço que pequei e peço perdão a Deus, mas depois volto a mentir. Reconhecer o erro já é um começo, eu sei, e acredito que posso mudar. Hoje dei um passo importante, detectei as razões recorentes por quais eu minto: 1)comover e chamar atenção, com historias de momentos dificeis que nunca existiram, alguma coisa de mal que me fizeram, alguem que tem inveja de mim, tudo mentira 2)preencher espaços vazios da minha vida com fantasia, historias da infancia que nunca aconteceram, alguma coisa que meu pai me disse quando era pequena... 3) reconto as historias que escuto como se tivessem acontecido comigo...

SOU DOENTE, me envergonho desse mal carater

Me ajuda meu Deus. Em primeiro lugar preciso aprender a falar menos, daí não terei necessidade de inventar tantas historias...

FALAR MENOS É UM GRANDE PASSO

Anônimo disse...

Meu relacionamento de 9 anos, acabou á um mês + ou -, na verdade já estava no fim, eu q não quis enchegar, meu marido menti discaradamnete, das pessoas e eu mesma ver ele com outra mulher e ele dizer q estou louca, ele consegue convencer à família dele das mentiradas dele, até mesmo desmentiu nossa filha de 11 anos q viu ele olhando para uma mulher, infelizmente a família dele acredita, mas até entendo , pois ele já tem um irmão com distúbios mentas. Acho q isso é de família, sinceramente não sei dizer, mas sofri muito diante de tantas mentiras.Hj me libertei, depois q minha própria filha falou o q viu e a máscara dele caiu para ela.

Unknown disse...

eu me chamo elizabete eu tenho essa doença hoje tento melhorar porque ja perdi tudo ate meu marido

Anônimo disse...

Tenho 22 anos, moro na capital de minas e gostaria de saber como consigo tratamento para essa doença, sinto q estou sofrendo com isso. Meus amigos e familiares pensam q eu sou uma coisa e na verdade eu sou outra completamente diferente, eu tenho tanta facilidade em mentir q quando percebo ja falei a mentira, e no meu caso eu acho bem mais complicado, pq normalmente as pessoas nao descobrem as minhas mentiras, pq eu consigo mascara-las tão bem q fica quase q imperceptivel, hj todos os amigos q eu tenho não conhecem realmente quem sou eu, eu minto pra eles a respeito de tudo, sobre as minhas condições financeiras, aonde moro, minha orientação sexual; eu estou ficando muito preocupado com isso ja q está chegando a um nivel de q as vezes prefiro ate mesmo deixar de frequentar alguns lugares q eu gosto e de ver pessoas q eu gosto, para evitar q elas realmente saibam a verdade. Alem de sofrer da Pseudolalia eu tb sou homossexual o q eu acho q acaba me obrigando a mentir pra todos, inclusive para meus familiares, já q ninguem sabe de mim, estou gostando de um garoto q conheci a algum tempo e estamos prestes a começar um relacionamento, mas nas poucas vezes q eu o vi ja debulhei um monte de mentiras pra ele tb, e alem do mais a minha familia nao sabe de mim entao sempre q preciso sair pra vê-lo tenho q mentir pra eles, falando q estou indo em algum lugar. Eu agradeço a todos q puderem me ajudar a encontrar um tratamento aqui em Minas Gerais, preferencialmente de graça, pois gostaria de me tratar sozinho sem q meus familiares e amigos saibam q eu tenho essa doença e q estou me tratando.

Anônimo disse...

ja avia tempos q eu suspeitava das mentiras que a pessoa que amo vinha me contando mas so hj parei pra pensar e ligar uma coisa a outra o pior é que ela alimentava o meu amor e junto de outra pessoa. procurei a aoutra pessoa e converseicom ela e ela me disse que ela contava a historia bm diferente... APESAR de tudo não quero abandona-la.
Oque posso fazer pra ajuda-la?

Anônimo disse...

Anônima.

Acho que estou com essa doença e não sei o que fazer.
Eu sempre invento uma mentira para as pessoas que estão ao meu redor e depois fico muito chateada com que fiz. Mais eu faço isso para não magoar a pessoa, para não deixar ela triste.
Acredito que minhas mentiras não irão prejudicá-lo. Nòs moramos em cidades diferentes e por exemplo, quando estou num lugar onde acredito que ele não irá gostar de saber, ou estou com alguém que ele não gosta eu invento uma desculpa.
Eu minto.... mais nunca menti... quando sei que essa mentira iria prejudicar a pessoa.

Anônimo disse...

OI, estou passando pela mesma situção que um monte de pessoas aqui. Descobri que meu namorado mente por besteiras e procurando a ex dele descobri que não foi só comigo. Preciso de ajuda... Não sei o que fazer... Alguém pode me mandar um e-mail de como agir???

Anônimo disse...

Sou psicóloga (mas santo de casa nao faz milagre!)e sofro com as mentiras do meu namorado desde o inicio do relacionamento... a principio pensei q fosse mal caratismo da parte dele, mas depois percebi q ele realmente acredita em tudo o q fala mesmo qdo nao tenha lógica alguma... percebi q é patológico... pq ultrapassou todos os limites mentindo desde pequenas coisas do dia a dia a coisas bem maiores. Gostaria de uma orieñtação urgente...

Fernanda .... Negra disse...

É realmente a mentira é riste mesmo

eu estou sofrendo com isso...

ñ é falta de vergonha na cara ñ ... já tentei ma ñ conseguir....

pq..... ñ gosto de pressões, cobranças e etc..... e isso com o tempo só foi piorando...

tudo começou quando eu estudava no Colégio São Gonçalo na 5ª série...
era uma excelente aluna no 4º bimestre fiquei de recuperação pela primeira vez, como eu ñ queria que os meus pais ficassem aborrecidos comigo e sem ganhar nada oq eu fiz..... estudei muito e passei com 90 nas duas provas.... e sempre dizendo à ele que estava tudo bem, de manhã para fazer a recuperação..... falava que ia na casa de uma amiga.....

e assim foi piorando....

como na sexta.. repetir..... e mentir para minha mãe..... mas só que ela tinha viajado à trabalho..e nem soube que eu perdi o ano.......... só depois de mtos anosss mesmo......


mas realmente quero ajudaaa.....

mesmo

pq já estou ficando desacreditada...

Anônimo disse...

Meu casamento acabou assim...no namoro naum percebia que ele era assim,mas depois do casamento as coisas começaram a passar dos limites,começou com esconder as coisas e colocar a culpa na minha mãe ou msm em mim,era constrangedor achar que isso era coisa de adulto e começei achar que era meu filho...até que vi um dia ele esconder uma chave,poxa quiz morrer de raiva...depois foram as histórias que contava ,coisa de filme as vezes chagava ser engraçado mas as mentiras foram aumentando ao ponto de sentir vergonha de sair com ele..naum sabia o que as pessoas poderiam ouvir dele,minha familia dava apelidos a ele vários como forest...e outros mais.
Convivi com isso 5 anos ate que começou as desculpa que iria até o mercado e saia por volta das 20:00 hs e só voltava no outro dia 10:00 da manhã e por ai vai...Foi dificil até que consegui me separar ,tenho 2 filhos com ele e as mentiras agora é para as crianças fico muito triste por meus filhos passarem por isso pq ainda são bbs e acreditam em promessas,em brinquedos,em passeios que ele nunca deu....

Anônimo disse...

Eu ainda não sei o que pensar... Estou casada há 5 anos. Tenho uma filha de 3. Sempre houve uma mentirinha aqui e outra ali, discretas, mas mentiras. Não achei que fosse patológico, até que essa semana ele admitiu que mentia "sem querer", que era algo incontrolável. Fiquei preocupada e comecei a pesquisar no Google. Me deparei com esses depoimentos e... não sei... talvez esse seja o problema dele. Vou procurar ajuda de um profissional. Será que isso tem cura?! Alguém poderia me responder isso? Obrigada.

Anônimo disse...

nunca imaginei que a mentira fosse uma doença , estou apavorada, pois estou vivendo esta situação, com o meu filho caçula, como posso ajudar pois não conseguimos nem conversar já nos explodimos, ele já perdeu três emprego,por causa das mentiras , e todos os amigos que tinha o que fazer?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estou vivendo esse problema com minha filha, ela mente as vezes pra se defender, outras vezes ela mente por coisas bobas, desnecessarias mesmo. Nao sei o que fazer. Acho que precisamos de ajuda.

Anônimo disse...

Eu tive essa doença e me curei. Sei que para as pessoas que convivem conosco é mto díficil, mas isso não é o fim do mundo e a mentira só prejudica a nós mesmos, portanto não abandonem as pessoas, ajude-as a encontrar um caminho... uma parcela das pessoas com essa doença acaba cometendo suicidio de tanta culpa e vergonha que a sociedade impõe, como se fossemos psicopatas, tá na hora de mudar o conceito sobre pessoas com problemas psiquiátricos nao acham?

Anônimo disse...

Olá! Como vc se curou? Poderia nos dizer? Obrigada!

Anônimo disse...

Bom eu ja namoro a 3 anos e 10 meses, sofria com grandes mentiras( sair escondido), terminei 3 vezes e ele provava que podia mudar e reconhecia que estava errado, e sempre pedindo perdão.
Ja faz 1 ano que voltamos, nao soube mais que esse saiu a noite ou bebeu e nunca soube de outra mulher. Mas Vivo desconfiada e discutimos constantemente, pois ele nao faz nada do jeito que eu peco e faz tudo para os outros.Ele sempre foi uma pessoa calma, ele tem um bom coracao e e muito bonzinho. Ultimamente nem conversar ele aguenta mais so concorda com tudo e fala que vai mudar, e se eu insisto e grita comigo e na mesma hora pede perdao.ele nunca reclamou de mim, pra ele ta sempre tudo otimo.Eu so percebi como ele era qnd a mae dele me chamou e me contou tudo na frente dele, como ele era.Ele mente em umas coisas sem sentido e em coisas pequenas.Hoje eu dei um tempo e Nao sei o que fazer!
So tendo Deus na vida dele e se tratando ele pode mudar.Gostaria de saber se Tem Cura?! eu quero ajuda-lo Eu o amo de mais!

Anônimo disse...

É mto dificil aceitar esse tipo de doença, num sabia como se chamava descobri realmente que tinha por esse forum que dps acabei procurando mais a fundo do assunto e vi que realmente o que faço e vivo é fruto de uma mentira minha não consigo falar a verdade eu me perco em mim mesma, eu não sei falar de qtas mentiras conto por dia mas sei que são de perder, as contas, isto acaba me prejudicando eu mesma que saiu com a cara de mentirosa, ja passei varias situações constrangedoras, com meus pais e amigos e familiares é mas forte que eu desde que me conheço por gente dps que aprendi a mentir num a coisa melhor que eu faça que é mentir graças a deus ou não num sei fiquei perdida... a unica coisa que eu sei que não consigo mentir é para meu namorado pq meu relacionamento com ele é sincero e com ele eu consigo freiar esta doença maldita que me atormenta parece que me da prazer fazer isto preciso mto de ajuda pq estou abandonando tds meus sonhos e objetivos por não saber mas quem sou ou seriamente achar que nunca realmente me descobri e não cai na realidade da minha vida.

Anônimo disse...

olá eu vivo este dilema, minto compulsivamente, mesmo sem motivo, até coisas bobas, como eu estar bebendo guaraná e falar q é agua, me sinto acuada e com medo d dizer a verdade... faço tratamento com psiquitra, mais ela diz q naum tem cura, é verdd? eu sofro d+ com isso, estou perdendo o senso do q é realidade e o q ´mentira... eu sofri muito na infancia com abusos do meu tio, o q eu faço...? me ajudem

Anônimo disse...

Quero saber mais sobre esta doença,estou perdendo meu marido e amigos
por contar mentiras idiotas sera q tem cura me ajudem por favor.acho que estou ficando louca.

Anônimo disse...

Sou casada há 5 anos e durante todo este tempo sempre percebi algumas mentirinhas, sempre achei que isso ocorria por causa do meu comportamento controlador e autoritário. Mas depois de inúmeras situações pude perceber que não era só comigo que isso acontecia. Chegamos ao ponto de ele jurar na Bíblia um dia, que o que ele me falava era verdade, e depois de 3 dias pude comprovar que ele estava mentindo. Qdo ficamos bem ele diz que não sabe pq mente, que é sem perceber e que ele se sente mal por causa disso. Já chegou a admitir que faz isso deste criança e que não consegue parar. Estou chegando ao ponto de não querer perguntar certas coisas para evitar o desgaste do nosso relacionamento e ouvir mais mentiras. É muito triste e humilhante conviver desta forma, pois chegamos a ter brigas terríveis e históricas, por situações que comprovei que é mentira mas que ele sustenta ser verdade, sem contar que isso já nos fez passar vergonha diante de outras pessoas, mas ele contituou sustentando a mentira. Ah, ele também tem compulsão por bebida alcoólica o que acredito agravar ainda mais a situação. Agora ele aceitou procurar ajuda! Alguém sabe em que consiste o tratamento e onde posso procurar ajuda? Tenho medo que ele ou eu enlouqueça! Será que existe chance real de recuperação?

Anônimo disse...

nossa, estou perplexa com o que li até aqui..
tenho uma amiga, ela ja tem seus 40 e tantos anos, convivemos há pouco mais de 1 ano, mas ela é do tipo de pessoa cativante, e acabamos nos tornando muito amigas, mas de outubro pra ca estava desconfiada das historias dela, e como temos mais uma amiga em comum, conversei com ela e chegams a mesma conclusão... ela mente sobre tudo, tem dinheiro em vairos bancos, mas a unica q nos temos acesso vive vermelha, renegocia e renegocia todo tempo...
todos s homens sao apaixonados por ela, todos os homens com quem ela conviveu tem o penis enorme, todo o mundo conspira contra ela, ela é a estudada, a importante, a influencia, sabe tudo e ninguem sabe nada, cada coisa que voce conta sobre vc ou sobre alguem ela ja sabia e inveta uma histoia de como aconteceu.. eh absuro inventar pro porpio dono da historia, uma outra e exigir que ele acredite na versao dela.. mente sobre o passado, sobre o presente, alias, vive 'ganhando' presente, se a gente passa numa loja e ela ve algo, no outro dia ela ganha de um alguem que ninguem ve ou conhece.. eu tenho um sentimento muito forte por ela, eh uma grande amiga, mas nao tenho mais paciencia, nem tempo, pra tanta mentira, tentamos conversar com ela, pois a situação estava muito chata, ela eh alvo de chacotas de todo mundo la no trabalho, e entao, por nao aguentar mais isso fomos conversar com ela, ela nos agrediu de uma forma tao absurda, que nem tenho como descrever, passamos uns dias sem nos falar e depois disso eh como se nunca tivessemos falado nada, tudo como antes, as mesmas mentiras.. entao, como se diz, lavei minhas maos... estou me afastando pq se nao quem precisará de tratamento serei eu...
muito triste, mas se ela nao admite que precisa de ajuda, quem sou eu pra bater cabeça...

Anônimo disse...

A todos os que enfrentam esta situação... desejo muita força!
O casamento dos maus pais terminou hà muitos anos porque tudo o que o meu pai dizia...nunca sabiamos se era verdade ou não... inicialmente, pensei que ele o fizesse porque andava a enganar a minha mãe! Anos depois apercebi-me que o meu pai mente a toda a gente, mesmo de quem gosta (como a mim!). Ele mente por tudo...até à minima coisa... não sei... ele inventa conversas...inventa situações e faz os mais minuciosos discursos que, mais tarde, descobrimos que nunca existiram! A minha mãe sofreu com isso...que terminou com a separação...o meu irmão, não liga e eu...sofro porque quando ele fala para mim...nunca sei se fala a verdade!
Então...calo-me e fingo que acredito...porque, no fundo não sei o que fazer! À pouco tempo, descobri-lhe uma mentira que, me magoou pois tratava-se do meu futuro profissional...quando o confrontei com a mentira, negou e negou e, até à data (dois, três meses depois) continua a refirir conversas e a levar-me a situações que eu sei que não existem!
Então, decidi fazer uma pesquisa sobre este tema (a minha mãe dizia muitas vezes que era uma doença)e encontrei este site maravilhoso e pude ver que, infelizmente, existem muitas pessoas assim...como o meu pai! Não sei se acontece a todas as outras pessoas, mas eu (não sei se porcausa disso) nunca minto e ódeio a mentira...apesar de me calar perante o meu pai!
Gostava de saber, se fosse possivel, me responderem...como é que uma pessoa de fora pode reagir perante uma pessoa que mente sobre tudo e vive essa realidade? Vamos para a realidade em que eles vivem ou confrontamo-los com a verdadeira realidade?
Gosto do meu pai...apesar de não viver com ele...gosto de estar com ele, mas as mentiras são constantes e, isso, magoa-me!
Será que eles não têm a consciência de que mentem? Ou mentir é uma necessidade dele?
Obrigado a todos e ao artigo escrito!

Carla disse...

Tenho uma amiga que mente muito. De uns tempos pra cá praticamente tudo o que ela conta de 'novo' é mentira. Rs E verdade sempre vem a tona. Estou começando a ficar preocupada com isso. Ultimamente ela só tem se dado mal por conta de suas histórias mirabolantes.
Já não consigo confiar, acreditar mais nela. Conversei com ela inúmeras vezes sobre o assunto e mesmo assim ela continua mentindo. O que devo fazer? Já pensei em conversar com os pais dela, porém eles não tem muito 'dominio' sobre ela. Já é bem grandinha pra ficar mentindo...
Me ajudem!

Bianca disse...

Namoro há 4 anos e meu namorado menti desde q comecei a namorar com ele. No começo do namoro ele dizia q mentia pq sabia q eu iria brigar com ele se fala-se a verdade, eu entendi e resolvi dar um credito p/ ele disse q nao iria brigar mais com ele q ele podia me contar a verdade sempre, bom isso nao resolveu de nada ele menti até hoje já conversei com ele inumeras vezes ele me pedi desculpas e diz q nao vai mentir mais essa semana ele mentiu dinovo e estou muito triste e mto magoada nao consigo parar de chorar de tanta tristeza e de saber q vamos construir uma vida de mentiras, de enganação pq eu ja nao aguento mais vou começar a mentir tb e ser bem falsa infelizmente nao vejo outra saida o nome dele é Bruno Couto Pitta e o meu é Bianca Vazquez

Unknown disse...

JESUS DISSE: EU SOU O CAMINHO, A ¨VERDADE¨ E A VIDA. EM TODOS OS CASOS, QUEM BUSCAR ¨DE TODO CORAÇÃO¨ AJUDA EM JESUS COM CERTEZA ACHARÁ.

Anônimo disse...

Essa doença realmente destrói, eu tenho 18 anos e assumi que sofro desse mal, porém quero mudar muito, com isso perdi muitas coisas, as pessoas que eu amo não confiam mais em mim, perdi meu namoro de 3 anos porque ela ja não aguentava mais a situação e com razão, ela tentou me ajudar de todas as formas. E isso se agrava com o tempo, minto desde criança e as coisas pioram, e realmente você fica um pouco louco, parece que eu tenho duas vidas paralelas, mas isso vai mudar.

Anônimo disse...

Meu nome é Rafael, sou um universitario de 21 anos e minto desde que me lembro de mim. Quando eu era pequeno eu mentia por tudo e depois, na adolescencia eu comecei a perceber tudo isso. Eu ja cheguei ao ponto de não saber se o que eu falei era verdade ou mentira. Desde o inicio do meu colegial eu me policio para não mentir mas ate hoje no meio de uma conversa quando eu me distraio eu minto sem perceber, eu não faço por mal, não prejudico ninguem e nem ao menos tiro vantagem da mentira mas mesmo assim eu minto. Eu nunca procurei ajuda ate o momento mas quanto mais eu penso mais eu fico preocupado comigo, ja não sei o que eu faço. Obrigado pelo espaço

JOTA ALVES disse...

Certamente que não é fácil conviver com essa "doença", todavia acredito que o problema maior está na postura da pessoa em relação ao problema.
Aos que estão vivenciando tal circunstância digo: Levantem-se, não se conformem com isso! existe um Deus capaz de resolver todo e qualquer problema.E o mais importante é que Ele está predisposto a lhes ajudar. Clamem por Ele. Certamente não lhes decepcionará.
Que o Senhor vos abençoem!

Anônimo disse...

Amigos o mentiroso é um doente resistente que não procura tratamento. Ele não aceita que é um mentiroso. Casei com um homem que metia ,Eu acreditava em tudo que ele falava. Pior, casamos construimos família e ele não aceitava que mentia tanto. Eu observando esse comportamento tomei as rédeas e procurei educar os meus filhos com a presença dele o mais distante. Todos homens e eu nunca deixei-o sair com eles sozinhos, pois tinha medo de se tornarem mentirosos. Ele até hoje mente. Mas melhorou mto depois da educação Cristã. Mas é uma barra.

rosangela disse...

Rôsangela , é muito triste ter que conviver com a mentita, adoecemos junto com os mentirosos sou casada a 10 anos e sempre depois de ficarmos muito mau com as brigas que as mentiras nos traz ,acabo voltando a traz e dando uma nova chance sempre acho que ele vai mudar acredito nele novamente e me decepciono.O pior e que já construimos familia ,sofro muito mas acho que para esse mau não tem remédio si eu ficar com ele estou condenada a sofrer a sua doença

Anônimo disse...

OI,Nao sei oque faço preciso de ajudar teho 24 anos fico mentindo por bestera nao sei oque fazer que procurrar,as vezez acredito nessas mentiras que envento nao prejudico nimguem e sim a mi mesma mim ajuda.

Anônimo disse...

sempre soube q meu namorado ñ era normal por mentir tanto,só q está ficando mais grave...ele mente por tudo nessa vida.as vezes vejo ele fazendo algo e ele diz q ñ foi ele,quando digo q eu ví,mesmo assim ele ainda continua dizendo q ñ foi ele.ñ aguento essa situação. tenho uma amiga assim tbm, mas ela é pior,ela mente até sobre doenças q a mãe ou os filhos nunca tiveram...
quero ajudar meu namorado, o q faço?

Anônimo disse...

oi sou hiana, a alguns dias descobri que sofro problemas semelhante,invento historias abssurdas,e conto pros outros como se fosse real,é derepente as veses sai sem q eu perceba,a alguns dias inventei um problema serio, e agora nao sei como sair dele... preciso de ajuda,o q fazer em casos assim... q especialista procurar? tem cura? obrigada

Cris Gonçalves disse...

Olá Hiana , sou a Cris e trabalho com terapias para Mitomaniacos ou Pseudolálios .

Se precisar de ajuda não hesite em procurar-me ok?

Meu email: vocevaleapena@hotmail.com

Fica bem ,bjs

Cris

Anônimo disse...

Estou chocada!! Descobri que meu marido sofre essa doença e não sei como conviver com alguém assim. Ele é agradável e educado, mas descobri que fazia empretimos com o meu cartão e que as contas que dava o dinheiro para ele pagar ele estava gastando com outras coisas e não pagava... Não sei como agir estou sem chão...

Anônimo disse...

Resolvi pesquisar sobre isso pq achei que só poderia ser uma doença esse modo de agir que minha amiga tem.Somos amigas a muito tempo e ja faz alguns anos que eu percebo que ela mente muito...Ela é uma pessoa fantastica,cheia de qualidades e tem um coração enorme, ajuda todo mundo,tenta agradar o tempo todo,adora dar presente aos outros, ajuda toda sua familia, quando tem dinheiro gasta praticamente td em um unico dia, com ela e com os outros, as pessoas chegam a abusar dela de tão grande que é seu coroção, mas infelizmente ela mente demais.
Percebi a maioria das suas mentiras é para agradar as pessoas ou para parecer mais popular.Quando ela te ve em apuros sempre diz conhecer alguem que vai te arrumar um emprego, irá te emprestar um dinheiro, etc....é muito ruim isso pq varias vezes ela criou expectativas falsas para alguem que reamente precisava de ajuda e por conta disso muitas pessoas se afastam dela.
Eu a amo muito e até a convidei para ser madrinha de uma das minhas filhas mas estou muito arrependida pq acho que futuramente ela pode fazer minha filha sofrer com essas mentiras como eu ja sofri.
Não sei o que fazer mas espero achar uma saida logo pq isso esta me fazendo muito mal.

Anônimo disse...

Resolvi postar comentario pois tenho uma sobrinha que mente muito ,cria situações imaginárias.
Acho que é trauma de infancia ,pois o pai lhe abandonou muito cedo e foi embora , depois de um tempo ele voltou e ela o recebeu muito bem ,mas mente muito ,conta cada historia cabeluda.

Anônimo disse...

Meu namorado sofre de mentiras compulsivas, ele me disse que esta procurando ajuda mas não sei se tem consciencia realmente do que ele tem e do mal que esta causando com tudo isso... há meses ele vinha me dizendo que não estava mais mentindo e que nao mentiria mais para as pessoas e nem para mim principalmente e que via que nao mentir fazia bem para ele, porém estes dias peguei mais algumas mentiras e deve haver outras que eu ainda não descobri... me sinto triste por que ele não percebe que esta me perdendo e mesmo assim ainda não admite que nao parou de mentir... lendo estes casos vi que é muito comum as pessoas se separarem porque um dos dois num relacionamento tem esse tipo de disturbio, queria saber se existe cura pra isso, se o tratamento funciona... ele nao percebe que a cada mentira ele me perde ainda mais... e vai perder pessoa por pessoa na vida dele até terminar realmente sozinho e infeliz se sentindo abandonado.... queria que ele percebesse que eu desejo demais que isso nao aconteça...

Anônimo disse...

Preciso de ajuda!
Sei o quanto tenho me prejudicado... e agora sinto que prejudiquei muita gente, inclusive a pessoa que mais amo... E todos têm se afastado de mim...
Sei que quero mudar... quero saber se existe tratamento e como fazer para isso...

Anônimo disse...

Relatar nossa culpa de forma anônima é um passo, creio eu (embora não tenha formação alguma na área, apenas, sou próximo a uma pessoa compulsiva).
No entanto, enfrentar a verdade, um desafio e tanto, deve ser nossa atitude! Na maioria das vezes vemos o sofrimento alheio e o egoísmo de não ficarmos "por baixo" e passarmos, talvez, por um "julgamento", este que, nós mesmos nos fazemos a cada momento, por isso esse ciclo destruidor. Jean

Nik disse...

Gostaria de saber como faça pra obter tratamento pra essa doença,não sofro do caso mais agudo,mas as vzs me vejo mentindo por coisas triviais,e que nem é necessário mentir,assuntos corriqueiros mesmo,ou as vzs tbm invento histórias que não aconteceram.O que fica dificil de entender,pois sou uma pessoa ativa,que tem amigos,não acho que possua nenhum grau de depressão mas já vi a mentira atrapalhar a minha vida,e algumas pessoas tbm perceberem que eu menti o que me deixa mal de verdade,Enfim gostaria de me tratar e queria muito saber como.Conto com a ajuda de vcs,por favor!

gleide disse...

Oi.
Tenho um irmão que mente muito, ele tem 41 anos e age como um adolescente, casou-se e sempre viveu com meus pais mesmo com tres filhos. Ele sempre mentiu, a esposa so descobriu depois de muito tempo, mas continuou com ele, ha tres anos ela morreu teve um derrame fulminante em casa (ela so tinha 36anos), foi terrivel, doloroso, mesmo assim ele continuava com mentiras sobre eles seu relacionamento, casamento tudo.. Meus sobrinhos ficaram arrados e o pai não via isto ( na epoca eles tinham 10, 11 e 16 anos) a situação ficou pior pois minha cunhada era uma mulher que amava os filhos e fazia tudo por eles inclusive por comida na mesa, pois meu irmão nunca teve responsabilidade para isto pois sempre "perdia" o salario era "enganado" por alguem assaltos ele sofreu tantos que ninugem nem se preocupava em fingir que acreditava, o assaltante era seletivo não roubava tudo, não roubava o celular coisas assim...
Meus pais agora tem, alem de sustentar meus sobrinhos, ele tambem ele não poem um tostão em casa chegou a roubar o cartão da pensão dos meus sobrinhos. Eu não falo com ele ha mais de um ano, tenho muita raiva dele por fazer meus pais e meus sobrinhos a quem amo quase como filhos sofrerem tanto. Hoje decidi entrar no Google para saber se este problema dele e uma doença ou so mau caratismo, mesmo. Estou pronta a ajuda-lo de todas as formas se alguem tiver um luz para mim, vou ficar tremendamente grata.
Meu nome é Gleide e moro em Taguatinga DF.

cristiane disse...

tenho uma irmã que é assim ela mente pra se autopromover pra ser melhor do que os outros ela mente ranto e envolve as pessoas a sua volta com as mentiras o q faço?

Anônimo disse...

Como acreditar nesses depoimentos? se é sobre mentira, as pessoas pode estar mentindo, inventando istórias imaginarias, não acham?
como saber quais são verdadeiros ou fruto de imaginações doentes?

Anônimo disse...

É realmente chocante saber que tantas pessoas sofrem desse mal. Nunca imaginava. E fiquei impressionada com a quantidade de moças falando de seus namorados ou maridos. Estou me sentindo até um pouco mais calma por saber que não estou sozinha nisso tudo. Também tenho um namorado que sofre dessa terrível doença. Tenho medo de perdê-lo para a mentira. Tenho lutado, não sei até quando.
Boa sorte a todos...

Anônimo disse...

muito complicado isso, tenho uma amiga que desde o inicio que começamos a sair juntas..a ter mais convivencia diaria...descobri que ela mente demais, que a vida dela é uma mentira, a ponto dela me confessar isso, ela vai a psicologo e tentei ajuda-la quanto pude, ate q ocorreu um fato e ela resolveu mentir novamente para sair de vitima na situação e me expondo a vilã. q ponto as pessoas chegam, sinto muita pena , mas nao posso me prejudicar por isso.

Sinara disse...

eu não minto e não gosto de mentiras, pois minha vida foi na base de mentiras, mas sou cercada por esse problema, pois os outros acham que acredito em suas mentiras não contrario por que algumas nem sabem que isso é uma doença, mas prefiro falar sempre a verdade pois assim estou com a cociência limpa além de tentar mostrar que desta maneira é melhor de viver sem nada á esconder, tem pessoas com o hábito de confundir as palavras "omitir" com "mentir" e se aproveitam disso para simplesmente "mentir", poxa sei que deve ser dificil mas meu modo de viver é esse e não abro mão dele, a mentira não é moda e sim doença que pode ser tratada desde que a pessoa se de conta que é doente e procure ajuda. Faça isso você vai ver que é melhor. Boa sorte!SINARA

Anônimo disse...

Também sofro muito com isso, pois meu esposo sofre deste mal, e não consigo mais suportar, ele mente por coisas fúteis que sabe que seram descobertas.Mas não muda. Passei muitos constrangimentos por isso, chorei muito por humilhação diante de amigos e desconhecidos. Agora estou decidida a me separar, mesmo amando ele, não suporto mais, tenho medo de enlouquecer, pois ele nunca assume suas mentiras, fazendo os outros acreditarem que é verdade até ser desmascarado. Aida assim, se faz de vítima. Estamos casados a 1 ano somos cristãos, e sei que a separação vai doer muito, mas não aguento mais esta dor diaria da falta de confiança e das decepções

Anônimo disse...

Perdi meu namorado por que menti. Eu venho mentido pra ele, na intenção de que ele não saiba quem eu fui no passado, ou para ser simplesmente mais aceita e mais amada por ele. Eu já fui repulsora da mentira, e hoje estou aqui sofrendo por conta dela! Estou muito triste e não quero mais voltar a mentir. Minto as vezes também, quando não estou afim de fazer algo que alguém quer me obrigar a fazer. Não sei dizer não.

Descobri que dizer não é o segundo passo para não mentir. Peço ajuda a Deus para ser forte em meus atos.

Anônimo disse...

Nossa, não sabia que essa doença era tão comum. Hoje sou casada com uma pessoa que tem essa doença mas graças a Deus hoje está bem mais controlada.
Sei o quanto é difícil conviver com uma pessoa com esse problema o que nos ajudou bastante foi eu mostrar para ele que eu sabia que ele estava mentindo e que se ele nao mudasse eu nao iria continuaram ele, chegamos a terminar no começo do namoro, mas graças a Deus força de vontade de querer mudar é o primeiro passo.
Ele sempre fala que tem que se policial 24 horas para não teriam recaída tudo isso já faz 8 anos e já melhorou 90% mas de vez em quando ele tem uma recaída mas com mentiras muito bobas.
Durante esses anos aprendi a conhecer sobre o que ele mente o quando ele toca nesse assunto eu já digo logo eu sei que isso é mentira e que ele tem que se policiar mais pare que cai a ficha e ele diz é, desculpa.
Acho que mostrar para o mentiroso que ele não consegue lhe envolver nas mentiras dele é muito importante.
E é incrível como as situações de infância são parecidas, a necessidade de aceitação das pessoas e foi por esse ponto que tudo começou ele sabia do amor que eu time por eles fuligem clara se ele queria a minha acitação o meu amor ele tinha que parar de mentir.
Por isso eu digo que querer é muito importante não é fácil mais é importante.
Espera que tenha ajudado são 8 anos de muita alerta minha e dele.

andrea disse...

Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvdigitalnopc.com.br

andrea disse...

Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvdigitalnopc.com.br

Anônimo disse...

Quer assistir canais de TV por assinatura em seu PC www.tvhd.com.brkaribowerop

Moça disse...

Nossa,é muito surreal a quantidade de pessoas que sofrem diretamente e indiretamente com esta doença!
Também sou mentirosa compulsiva,tenho 30 anos e não conquistei nada!Pois baseei minha vida em um mundo de fantasias!
Passei a vida cuidando do meu personagem,enquanto eu estou aqui frustrada e doente!
Só Jesus para me ajudar!

drica disse...

meu namorado menti tanto que hoje não consigo mais acreditar em nada que ele me diz. eu tento lhe falar isso mas ele não quer entender, diz que eu estou errada; as vezes ele não desmente mesmo eu sabendo da verdade. já não sei mais oque fazer, isto desgasta tanto nosso namoro.

Anônimo disse...

OI EU TAMBÉM SOFRO COM AS MINHAS MENTIRAS,AS VEZES ACHO QUE ESTOU FICANDO LOUCA.NÃO E JUSTIFICANDO POIS EU SEI QUE ESTOU MENTINDO MAIS AS VEZES QUERO MOSTRA PARA AS PESSOAS QUE ESTOU BEM E QUE MINHA VIDA E BOA,NA VERDADE E UMA DROGA TEM HORA QUE NÃO QUERO MENTI MAIS QUANDO VEJO JA ESTOU MENTINDO TEM VEZES QUE CHEGO A ENCENAR UM HISTORIA PAREÇO ATE UMA ATRIS QUE POR SINAL MUIIIIIITO BOA MAIS EU NÃO MIM SINTO FELIZ MENTINDO ASSIM ESTOU MAU MUITO MAU COM ESTA SITUAÇÃO AS VEZES PENSO EM CONTAR A VERDADE MAIS TENHO MEDO,JA PENSEI TAMBEM EM MORTE.SERA QUE SOU LOUCA.

Anônimo disse...

olá, tenho 22 anos e eu tentei me suicidar recentemente. Não aguento mais mentir. Eu não entendo porque! Simplesmente sai da minha boca!
Eu já cheguei acreditar nas minhas mentiras, já me machuquei muitas vezes me punindo disso. Mas agora perdi meu noivo por causa disso.
Eu não sei mais quanto tempo eu consigo viver assim, minto descontroladamente desde criança. Eu preciso de ajuda mas não sei onde procurar! O que eu faço?

Anônimo disse...

Tenho 18 anos e n consigo parar de mentir desde a epoca de escla sempre menti em relacao ao meu pai rle e um adcto e se separou da minha mae a anos e eu sempre senti falta da presença de uma PAII save mas as coisas pioraram eu faço de td pra chamar a tençao e ser querida por yodos e eu sempre consigo ja menti q meu pai e auto sustentavel e q eu era vegetariana desde q eu nasci e q por conta disso eu desenvolvi uma cancer e q.conseguir vencer a doenca e td mindo de onde eu trabalho me acha gerreira e issp e de mais pra mim .... Agr eu menti.pra minha familia q eu uso drogas e eu estou indo ate pra um encontro de viciados o NA (narcoticos anonimos ) ... Ru sei q tenho q parar mas b consigo ....

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que mente muito
Faz 19 anos que a conheco, mas agora nao estou falando com ela por mentir muito.
O que eu faco agora?